PAPO DE AUTO-ESTIMA

setembro 12, 2018

"Amor próprio e Auto-estima andam juntos".

Em algum momento de nossas vidas vamos nos questionar, "Será que eu estou na minha melhor versão?".

Mas de fato, o que significa estar em sua melhor versão?
Passei a minha adolescência inteira me questionando o porquê eu não parecia ser tão boa quanto as outras garotas, e porque não era tão suficiente quanto elas, me questionava constantemente, o que faltava em mim.

Infelizmente cresci em uma sociedade matriarcal um tanto imatura, repleta de mulheres extremamente capazes, mas inseguras, que assim como eu se questionavam.."o porque eu não consigo ser o suficiente?". Infelizmente essa passagem cultural foi necessária não somente para as próximas gerações, mas também para que eu e você pudessemos chegar até aqui com mais força.

Claro que para isso foi necessário um grande processo de revitalização, reinvidicação, e um doloroso processo de descoberta e desconstrução, se você como eu sentiu mais dor ao descontruir-se do que à escolha de encaixar-se na sociedade, bem vinda, esse post é pra você!

Vou lhe contar um breve relato de uma das experiências de encaixe na sociedade que tive, ainda muito novinha desenvolvi algumas questões emocionais mal tratadas, e isso me gerou um apanhado de dúvidas e tristezas, o fato de não atender os padrões da sociedade da época me fez concluir que o problema estava em mim, consegue imaginar a cabeça de uma adolescente achar que não era boa, por ser diferente!?

Por conta disso, aos 14 anos sofri com distúrbios alimentares, chegando a pesar 82 kilos com 1,60 de altura. E no mesmo grau, em três meses cheguei a pesar 49 kilos, tudo isso porque queria estar no centro dos padrões aceitáveis, após isso desenvolvi diversos problemas de saúde provenientes de um mal emagrecimento e consequentemente de uma falta de amor.

Porque estou dizendo tudo isso? Foi a partir dai que começou meu processo de descontrução, porque após estar completamente inserida nos padrões da sociedade eu não me via feliz, não sentia amor por mim, e foi onde me encontrei completamente confusa e triste, mas triste por ser exatamente o que eu queria? Não! Triste por ser exatamente o que a sociedade esperava.

E morava dentro de mim a necessidade de gritar ao universo que eu era muito mais do que só aquilo, meu corpo estava completamente fora do saudável, e eu não conseguia ama-lo, eu tinha atingido o limite do padrão e continuava infeliz, continuei me perguntando qual era o problema, a única resposta era que, se atingindo o objetivo eu continuava infeliz, o problema não era mais eu, não era mais MEU!

Foi daquele dia em diante em que começou a minha descontrução, o processo mais doloroso foi enfrentar a sociedade e ir contra todos aqueles padrões, não porque eu só queria ser aceita, mas porque eu sabia que existia muitas outras pessoas que se sentiam assim, foram tempos difíceis e até emprego eu cheguei a perder por não me encaixar no padrão.

Nunca desisti, não desisti por mim, e não desisti por você que está lendo esse post, não estou aqui para falar sobre empoderamento ou algo do tipo, não hoje!

Estou aqui única e exclusivamente pra dizer pra você que a sua forma de amor sempre será a mais importante, independente de padrões ou culturas, não existe amor mais puro que o próprio, e ninguém jamais te amará tanto quanto você mesmo! A auto-estima está internamente ligado ao amor próprio, um corpo em perfeita harmonia com o amor responde automaticamente na auto-estima, e nenhum padrão é mais forte que o seu amor!

Você está exatamente onde deveria estar, seu tamanho é o exato tamanho da sua alma, e nenhum padrão de encaixa em uma alma tão grande e amada!

Não existe ninguém como você, não existe ninguém comparado a você, e você deve ser a sua melhor versão em todos os estados em que se encontre!

Você também irá gostar:

1 comentários

  1. Lendo seu texto, lembro da nossa conversa, que deveríamos nos enxergar uma com os olhos da outra... Somos espetaculares, cada qual a sua maneira e beleza única!

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Youtube